17.3.20

Oitavo dia de Confinamento em Milão por causa do Coronavirus


Oitavo dia de confinamento!
Há 20 anos surgiu o Big Brother e nos perguntávamos como eles se sentiam trancados dentro de uma casa. Estamos quase no mesmo patamar e a diferença é que estamos trancados com a nossa família ou sozinhos e temos milhões de informações 24 horas por dia.
Hoje somos ligados por um fio e me perguntava hoje quando acordei se esse fio fosse cortado, ficaria sem o último recurso que me sobrou. A comunicação com o lado de fora!
COVID-19
Aqui na Europa, foi destinado para a Alemanha 550 bilhões de Euros para ajudar nessa emergência. Para a Itália ela destinou 25 bilhões. Não é incrível a desproporção?
Mas a Italia é tão linda e maravilhosa e vai se fortalecer com esse aprendizado.
De um dia para o outro você deixa o lápis na mesa, fecha a porta da empresa vai pra casa e se fecha dentro. É assim! Partindo desse numero podemos fazer uma análise. De fato nos tornamos um mundo de extremos egoístas, não conseguimos pensar um pouco fora da bolha individual, mas conseguimos sim, apontar o dedo o tempo o tempo todo para o outro, a culpa do outro, sem a mínima capacidade de abrir a lupa e fazer mea culpa.
Onde eu estava nas últimas décadas que permiti tanta coisa? Se você acredita que o Governo seja o responsável pela sua felicidade, sinto muito te informar. Governo não trás felicidade para ninguém. Ah mas o Governo é um idiota... Sim, o outro também era, não se preocupe!
Não é que vamos morrer todos e nem é o fim do mundo. É o fim dessa maneira de vivermos e nos relacionarmos. O que está matando não é porque é um vírus letal e quanto antes você entender a conta é melhor.
NÃO EXISTE NO MUNDO UM SISTEMA SANITÁRIO MONTADO E PREPARADO PARA LIDAR COM UMA SITUAÇÃO COMO ESSA.
Se um hospital tem 20 postos de UTI ocupados e de um dia para o outro precisa de 30 novos leitos com respiradores não tem onde colocar. Simples fazer essa conta e é essa a situação.
Até ontem era minha família e meus amigos preocupados por mim, hoje sou eu preocupada. “Mas esse idiota desse Governo, devia ter fechado as fronteiras antes, devia ter feito isso e aquilo...”
Os primeiros casos aqui na Itália começaram no final de Janeiro e a França, por exemplo, assim como outros países europeus estavam acusando a Itália de não saber administrar e nem de manter esse vírus dentro de seu território... A Itália se colocou nos holofotes antes, enquanto os outros fingiam que o problema não era com eles. Também estamos incrédulos, porque achamos que era bobagem no início, mas agora percebemos a realidade dos fatos...
O Brasil está tomando as medidas no mesmo tempo que a maioria dos países da Europa. E não faça aquela velha frase: mas nos países de primeiro mundo a saúde é melhor... O Brasil é uma nação imensa, rica, mas miserável, que em muitos lugares nem sistema básico sanitário tem. E me desculpe. Não atribua tudo a um governo que assumiu faz 1 ano, coisas que não foram feitas durante os últimos 40 anos. E não era porque eles não tinham recursos. Os recursos estão nos bolsos de quem esteve no comando durante todas essas décadas!
Você sabe disso, então não seja mal intencionado no julgamento e nas acusações!
Aproveite para olhar para o céu, agradeça, reze, ore, medite. A oração te devolve a serenidade dentro, te da coragem para esperar essa tempestade passar e sair lá fora fortalecido dentro de sua alma, para ver o que sobrou do velho mundo.
Estamos numa Guerra sim, sem bombas, sem aquela destruição que estudamos nos livros de história.
É uma guerra silenciosa. Ninguém nunca viveu isso antes. Nem aqui e em nenhum lugar do mundo. Não existe uma receita pronta e vamos aprender juntos como fazer no Novo Mundo.
A guerra é com nós mesmos, HUMANOS e dessa vez, nenhum ficará da fora.
Não porque morreremos todo, mas porque todas as nações do mundo estão percebendo que somos muito menores daquilo que pensávamos.
É isso.
Bom dia e me perdoem pelo desabafo.