14.3.20

O que é tendência? Tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho

O que é tendência? Tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de uma certa maneira, predisposição, propensão, força que imprime determinado movimento ou orientação, etc...
Quem trabalha com moda, marketing e produtos em geral, usa as tendências como guia para criar o desejo de consumo. Quem trabalha nessas áreas sabe ao que me refiro. Para desenvolver produtos se utilizam as tais tendências. Desde moda, casa, estilo de vida, etc... e também na economia existem as tendências.
Mas você pode criar um produto que não existe ou até já existe algo parecido e pode melhorar, acrescentar algo novo e lançar na hora certa, suprindo uma necessidade e então, pode se tornar um dos homens mais ricos do mundo.
Pensem em Microsoft, Apple, Facebook, Amazon... Eles identificaram uma oportunidade de mercado e ofereceram produtos dentro de uma necessidade de consumo ou... serviços!
Estar de quarentena trancada em casa te obriga a trabalhar nos projetos em andamento, sem saber como será depois que sair dessa bolha e também aproveita para criar outros novos. Precisa usar sempre a criatividade.
COVID-19 é o trend topic atual e por causa dele, aqui estamos todos trancados em casa. Um país em quarentena.
Adoro me questionar sobre o que parece óbvio e então, a estilista pesquisadora e contestadora de tendência fixa na minha mente e a escritora que também tenho dentro, começa a pensar e escrever.
Até poucos anos atrás eu exercia a minha profissão de estilista no Brasil, pesquisava o geral e depois usava o meu gosto, bom senso e a criatividade para criar uma coleção com a obrigação de acertar o que seria consumido lá na frente. E influenciava na hora da venda da coleção. Não existia Inteligência Artificial para facilitar a vida dos profissionais, sou da velha escola, tinha que pesquisar, sentir o cheiro no ar, decifrar, entender lá na frente...  depois com Marketing, campanha publicitária e muito trabalho com as equipes de vendas, criava o desejo e a necessidade de consumo para o outro. O cliente final!
Hoje existem influencers, youtubers, etc e o mundo mudou. Eles influenciam comportamento, moda e tudo mais... E como aconteceu isso?
Com a facilidade que temos atualmente, num só clic você está conectado e interligado com qualquer parte do mundo. Com IA, você detecta de forma inteligente as tendências e aplica no seu trabalho. Facilita, erra menos e... tendencialmente vai deixando tudo mais parecido, igual...
Existem as tendências globais de consumo projetadas para a década, as Macrotendências que são grandes movimentos ou correntes socioculturais, que influenciam as sociedades, a cultura e o consumo, por longos períodos. Microtendências são os modismos, o boom, aquelas coisas que duram uma estação, febre momentânea e passageira...
Vocês viram o vídeo que postei ontem com o Bill Gates de 5 anos atrás? Se não viram, vejam. É muito interessante e te faz pensar sobre o assunto.
Se com a roupa que fazemos podemos influenciar, você realmente acredita que tudo acontece sem um planejamento e um trabalho invisível para os nossos olhos?
Os influencer surgiram dos antigos blogs mostrando o que elas vestiam, onde viajavam, o que comiam...etc. Hoje elas continuam mostrando isso, o cotidiano, roupas, casa, comida... e contam pra você o que é bacana no mundo que vivem com milhões de seguidores.
Os youtubers ganharam um canal livre pra falar sobre eles mesmos, algumas idiotices sem fim e milhões e virou uma profissão.
Basta ter em mãos um celular, se tornar viral e ganhei o mundo!

De repente surge uma epidemia que mata, vira uma pandemia (é uma tendência que difunde rapidamente através de vários territórios e continentes e não por ser uma máquina mortífera) causa pânico, gera caos, derruba os mercados, cria instabilidade. E sempre tem aquele que se beneficia em cima do “caos” e ganha bilhões, enquanto a gente fica cada dia mais pobre. Não é de hoje que isso acontece.  De tempos em tempos, aparece uma.
Sim, porque hoje a notícia chega tão rápido em nossa vida, nos contamina de uma forma tão assustadora e logo estamos em curto circuito. Se pesquisar vai descobrir alguns que enriqueceram só com a especulação, usando a tendência para induzir, influenciar o mercado numa direção... de acordo com os próprio objetivos e interesses.
Se hoje é fácil influenciar na moda de maneira global, mostrando o que veste e o estilo de vida e com isso fazer fortuna,  pensa o que é possível fazer utilizando isso de maneira pensada, calculada e organizada.
Nos últimos 50 anos a humanidade aumentou em quase 5 bilhões, já parou para pensar? Pensa na quantidade de alimento, remédio e trabalho para toda essa gente.
Somos hoje quase 8 bilhões e praticamente 4 bilhões de pessoas estão conectadas, então metade da população de maneira direta tem acesso a tudo, o tempo todo.
Como controlar essa gente toda?
Se você pensar o tempo que gasta usufruindo a tecnologia, que é um bem de consumo, que amamos e não vivemos sem e nos trás também muitos benefícios, lembra de todas as vezes que pesquisa algo no Google e logo aparece uma publicidade para você? Do que acabou de pesquisar?  Pois é.  Somos vigiados o tempo todo. Google, Facebook, Instagram e outros viraram uma coisa única...
E enquanto ficamos discutindo por causa de pessoas medíocres, tentamos garimpar informação no meio de muito lixo digital e temos que nos preocupar se o jornalista que escreveu aquilo é tendencioso ou isento, se está dando a notícia como ela é ou querendo influenciar com a sua matéria de acordo com a ideologia e assim por diante.
Na vida real você já comprou roupas em loja de roupas usadas?
Consegue garimpar e encontrar no meio da bagunça de usados o que combina com você, aquela roupa que está na moda, mas não elegantemente arrumada na loja que você costuma comprar?
Se a resposta é não, pensa sobre o resto...
Quanta bagunça eles fazem de proposito para te confundir e você passa a discutir igual camundongo e na verdade, estamos todos dentro de um mesmo jogo de vídeo game, guiados por um controle remoto e seguindo em uma direção perturbadora.

Hoje pensando na moda chego a conclusão de que tudo, mas tudo realmente é conduzido e manipulado de acordo com os interesses de meia dúzia.
E lembre-se: a igualdade defendida como causa por algumas ideologias ela é, e sempre será nivelada para baixo e nunca para mais alto, como pensam tantos.
Pense sobre! 

#coronavirus #COVID-19 #inteligenciaartificial #tendencias#iostoacasa

Tags