24.7.11

PÉSSIMA ESTRADA DE CHÃO ATÉ ARIRI

Ariri existe, como mostra a placa acima.
Esse é o verde fantástico, na região de Lagamar, onde a natureza é generosa e exuberante. É o maior contínuo de mata Atlântica do Brasil e remanescentes de floresta Atlântica de baixada, pois o que restou são as regiões serranas, não tão habitáveis. É a área do Mico-Leão-da-Cara-Preta que só vive em região de baixada e ele, foi a maior inspiração para as camisetas. É uma região rara, com a maior biodiversidade do mundo. A região é considerada um santuário ambiental, graças às suas características que facilitam a procriação de diversas espécies. Tive que perguntar pra quem entende do assunto é claro, pra poder escrever essas informações sobre o lugar e só hoje na volta, é que entendi a importância do lugar onde estive. Um privilégio
A estrada é péssima e então 2: 30 horas é o minimo pra fazer o percurso, e com a chuva que tinha acontecido, a estrada estava ainda pior. Buracos com poças d´água pequenos, médios e grandes. As fotos não fazem juz as condições da estrada, pois você balança tanto que se sente igual a fruta batendo no liquidificador e sendo triturada. Durante a viagem, pensei na sugestão da Andréia de eu pegar o carro do IPÊ e dirigir até lá. Eu disse que não conhecia a estrada e preferia ir de ônibus, então...a Camila que é pesquisadora e trabalha junto com o Alexandre na região - eles monitoram o Mico-Leão-de-Cara-Preta - e a Viviane também IPÊ, foram meus parceiros de viagem. Eles estavam indo pra ficar durante a próxima semana e então, foi organizada uma carona pra ir e hoje, voltamos eu e Viviane de ônibus.
A estrada de chão é obrigatória pra voltar também e como ontem, minha coluna foi triturada na estrada, hoje na hora de levantar,  vi todas as estrelas do céu. Depois de tomar 2 cataflan é que deu uma aliviada.
O único outro meio de chegar ou sair de lá  é com uma balsa, que demora a umas 3 horas e meia de travessia até Cananéia ou de lancha, que demora 1 hora mais ou menos.
A Camila, disse ter feito a viagem inúmeras vezes com um Gol, que era o carro que eles tinham antes do 4X4 atual. Imaginem vocês um Gol pelas estrada da Ariri.
Depois de ver o vídeo do CQC vocês podem formar opinião sobre.
Igreja de Ariri.
O 4X4 do IPÊ na chegada, todo sujinho de barro.
Uma visão de Ariri é uma vila charmosa de pescadores que vivem em meio a mata atlântica virgem. São 335 km de São Paulo, quase na divisa com o Paraná, o vilarejo é hoje um santuário ecológico.