27.8.21

O velho vestido se torna um kimono novo: garimpar, desmanchar, cortar e costurar.


O projeto do kimono nasceu faz alguns meses, a partir de uma frustração profissional eu sentei e costurei a piloto para ser a capa do projeto @re-vista.style que eu faço a quase dois anos em parceria com a fotografa Andrea Maia. Na pagina do Instagram contei a história, de onde veio a inspiração e o processo como um todo e partindo de um #kimono que ganhei quando ainda trabalhava na Levi´s fui costurando não somente roupas, mas sim os meu pedaços.

Com essa decisão interna eu disse para a Andreia. 
Escreve isso: dia 1 de junho de 2021 começa um novo ciclo, uma nova fase e vai ser incrível!

Mas não bastava um produto, porque só consigo fazer as coisas com um propósito bem definido. Desde que me conheço por gente eu costuro e aprendi fazer isso ainda criança, olhando a minha mão costurar as minhas roupas e dos meus irmãos enquanto eu fazia para minha boneca Susy. Depois estudei e me dediquei sempre a desenhar, criar coleções, porque é onde eu sei fazer com propriedade e tenho um grande histórico nas maiores marcas do Brasil, além da inúmeras viagens que meu trabalho proporcionou. 

Mudar de um país para o outro quando somos adultos é como nascer de novo, você precisa de uma nova identidade, um novo CPF e tudo novo, mas a parte principal é encontrar o teu elo perdido, aquele que muda completamente a história e devolve a chama perdida. Entendi nos últimos meses que a vida em um novo país é como a vida dos gatos ou cães, que a cada ano deles, corresponde a uma média de 6 ou 7 anos de um humano para se tornar grande. 

Acredito que é o tempo para encontrar de volta a força e segurança profissional, afinal, Milão é muito mais exigente e difícil que possa parecer. Nunca gostei das coisas mal feitas ou feitas pela metade e se me proponho a fazer seja lá o que for, faço sempre o meu melhor, nem que para isso eu sacrifique uma parte da vida pessoal. 

Aprender a me comunicar com a arte era meu desafio maior, porque sempre foi o meu hobby e foi justamente através da arte que as portas foram se abrindo e de repente eu voltei a sentir a magia que é a moda, a emoção que isso sempre me trouxe e depois de anos finalmente recuperei esse meu lado, que confesso, estava adormecido.

Depois do primeiro kimono que costurei eu não parei mais e então queria dar vazão a um projeto que estava escrito no meu baú de ideias há mais de 3 anos e era aquele de: recriar valor as pessoas e as coisas, reutilizando a matéria prima e desenvolver o trabalho em si, para depois alargar em maior escala.

A arte supera todos os obstáculos e hoje unindo arte e a moda posso traçar caminhos e chegar onde acredito e sempre sonhei.

Cada peça é única e nasceu da compra de uma roupa usada, pensada em sua combinação, desmanchada, cortada e costurada. É um processo gratificante, aquele de dar valor ao descarte onde o velho se torna novo. É o mesmos sentimento que vale para nós mesmos.

Com certeza esse é só o começo e gosto de escrever porque se torna um compromisso feito comigo mesma e nunca deixo de cumprir nada, nem as prometidas em palavras, mas quando é nosso projeto especificamente, se não escrevemos com datas para executar, eles nunca acontecem.

Ótima sexta feita e vida a todos

Tags