2.7.11

FOTOS DO CASAMENTO CIVIL DO PRÍNCIPE ALBERT II E CHARLENE

Falando em casamentos reais, ontem dia 1 aconteceu a cerimônia civil do casamento do príncipe Albert II de Mônaco com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock, após cinco anos de namoro, conforme falei aqu. Hoje dia 2 de julho, acontece a cerimônia religiosa e prometo mostrar o vestido da noiva e mais detalhes, afinal, o que a gente adora é ver o que as pessoas vestem não é? Ontem foi uma breve cerimônia civil na Sala do Trono do Palácio do principado
O casamento coloca nos holofotes da mídia ao pequeno Principado às margens do Mediterrâneo. É claro que temos em mente o inesquecível e recente casamento de Kate e príncipe William no dia 29 de abril, que foi com certeza o casamento do século.
A cerimônia deve ser uma das mais marcantes na história da realeza de Mônaco desde o casamento de Grace Kelly e o pai de Albert, o príncipe Rainier, em uma suntuosa cerimônia em 1956. 
O príncipe Albert é o soberano do principado de Mônaco, o segundo filho da princesa Grace e o príncipe Rainier, ambos já falecidos. A imprensa internacional costumava destacar com frequência os supostos romances que ele já manteve com mulheres famosas. A irmã mais velha é Caroline e a mais nova é Stephanie.  Albert não é propriamente o modelo de "príncipe encantado". Ele é o membro mais apagado da família Grimaldi, conhecida por sua resistência aos padrões  tradicionais de nobreza e sempre teve resistência ao casamento, bem diferente de suas irmãs. Caroline casou-se três vezes e a caçula desmiolada Stéphanie casou e engravidou de dois guarda-costas e depois se envolveu com um domador de elefantes. Agora está  calma e faz tempo que não está nos holofotes.
Vestida de azul, Charlene recebeu o título de Alteza Sereníssima Princesa de Mônaco após seu casamento com Albert II, 20 anos mais velho que ela e chefe do segundo menor Estado do planeta, só maior do que o Vaticano. A cerimônia civil pôs fim à incerteza que pairava há vários dias sobre o enlace principesco, após a imprensa revelar que Wittstock estava decidida a suspender todos os preparativos do casamento e pegar um voo “sem retorno” rumo à África do Sul. O pivô da possível separação teria sido a aparição de um suposto novo filho ilegítimo do príncipe.
A família real monegasca desmentiu histórias divulgadas pela imprensa francesa de que a noiva havia deixado o país e se dirigido ao aeroporto de Nice, na França, munida de um bilhete só de ida com destino à sua África do Sul natal.
Albert já admitiu ter tido dois filhos fora do casamento. Uma menina, nascida em 1991,  fruto de um caso com uma turista americana em visita a Mônaco, e um menino, nascido em 2003, cuja mãe era uma comissária de bordo natural do Togo. Mais um é sacanagem não é? Ainda mais descobrir nas vésperas do casamento, se isso for verdade. Ninguém merece...mas um título de princesa talvez até vale.
Uma coisa é certa. Falta alegria nos olhos da nova princesa vocês não acham?
À noite, o cantor francês Jean-Michel Jarre fez um concerto no porto de Mônaco.