2.9.10

TOSCANA- ITÁLIA

Hoje me deu vontade de fazer um tour pela Toscana, na Itália e então compartilho com vocês, mesmo que hoje seja só uma viagem virtual.
Não exatamente influenciada pela novela, mas nos últimos anos eu tenho repetido: Eu quero uma casa na Toscana.
Quem não viu o filme, "Sob o Céu da Toscana" que conta a história de uma escritora que leva uma boa vida em San Francisco, até separar-se de seu marido. Então, pra tentar terminar o seu mais novo texto, muda-se pra Toscana e durante a reforma da nova casa, pode nascer uma grande paixão.
Ou "Beleza Roubada" com a bela Liv Tyler que após o suicídio de mãe, viaja a Firenze pra reencontrar alguns amigos e ter seu retrato pintado e também tentar decifrar um enigma do diário da sua mãe. Também "O Paciente Inglês", "A Vida é Bela" entre outros...
Não é nenhum exagero, mas depois que você for a Toscana, não vai conseguir esquecer a beleza do lugar.
Esse post é para mostrar um pouco dos lindos campos dessa terra que tem Firenze, como a capital da Toscana, o berço do Renascimento com seus principais artistas - Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Giotto, Botticeli, Piero della Francesca, Filippo Lipi, Donatello, Brunelleschi.
As paisagens toscanas, tem uma sucessão de colinas suaves, a natureza transformada num sentido latente do belo, os vinhedos dos Monti del Chianti, de Monterregioni, de Montalcino (pátria do incensado Brunello), de San Gimignano ou de Montepulciano.
Vale um texto de Jaime Cortesão médico, político, escritor e historiador português:
“É na Toscana, após um crepúsculo de tantos séculos que o sol da Beleza d'alba em toda a claridade e freme ardências e delírios de zénite: ali se descobre novamente o Homem e a Vida, isto é, o que há de formosa realidade, de variedade e graça em toda a Natureza”.