20.5.09

DO LUXO AO LIXO

Rubina Ali, atriz do filme ''Quem quer ser um milionário?'', ao lado de sua casa em favela de Mumbai.Foto Rajanish Kakade/AP

Acabei de falar em luxo e agora falo do lixo.

A casa de outra criança que atuou no filme “Quem quer ser um milionário?” foi derrubada em Mumbai, na Índia, nesta quarta-feira (20). As autoridades estão demolindo favelas da cidade, muitas delas em que vivem crianças que trabalharam no longa-metragem de Danny Boyle.
Munni Qureshi, madastra de Rubina Ali, a menina de 9 anos que interpretou a protagonista Latika quando criança, afirmou que seu marido foi agredido pela polícia que estava supervisionando a demolição. Segundo ela, o homem teria sido levado ao hospital com ferimentos leves.
“Estou me sentindo mal. Minha casa foi demolida e não sei onde vou dormir”, afirmou Rubina à agência Associated Press. “Como a polícia pode aparecer assim do nada, sem nem nos dar um aviso?”, questionava a madrasta.
“Quem quer ser um milionário?” ganhou oito Oscars e arrecadou mais de US$ 326 milhões, mas o filme e sua equipe têm sido acusados de ter feito pouco por suas estrelas infantis, especialmente Azharuddin Mohammed Ismail e Rubina. A casa do menino também foi derrubada, na semana passada, e houve acusações de agressão por parte da polícia.
Os dois atores-mirins foram descobertos pela produção do filme, nas ruas de Mumbai. Os protagonistas adultos do longa, Dev Patel e Freida Pinto, foram lançados à fama internacional após o lançamento do longa.
Então me pergunto:
De que adianta mostrar a essas crianças um minuto de glamour do outro lado do mundo, vestir belos trajes no tapete vermelho, se depois elas voltam a triste realidade em que vivem e nem um teto a mais elas tem pra morar. Nem uma casa ganharam pra atuar no filme?
E olha que uma casa de lá, deve custar muito pouco.
Que espécie de homens são esses? Faturam tanto, não era justo pelo menos terem dado uma casa pra essas crianças que trabalharam no filme?
Mostrar a miséria e ser tão miserável desse jeito? Trabalharam de graça?
O que importa se depois de tudo, a vida continua sendo somente um filme produzido?
Se nada é feito pra colocar a humanidade num estágio de vida um pouco mais digno?
Não é dando esmola, mas sim gerando recursos pra essa gente.
Ensinando e dando o valor de cada um, mostrar uma luz no fim do túnel. Fazer sonhar, ter perspectiva de vida...trabalhar e trabalhar, pois só isso dignifica o ser humano.

Favelas de lá, favelas de cá. Se cada um fizesse uma parte em prol de uma causa, com certeza formaríamos uma nova geração de gente e não de "ratos", pois não tem outra definição pro tamanho da miséria que vive uma grande parte da humanidade.
É isso que penso.