26.4.09

GIULIETTA COZZI

Giulietta Cozzi é uma artista italiana com multitalentos. Formada em Moda em Milão, Designer de jóias, pintora, escritora, mãe, agora também avó, etc, etc... Sempre a chamei de "Mesta". Eu a conheci muitos anos atrás quando vivi na Itália. Na época, já tinha iniciado minha carreira com Moda, mas queria realizar meu sonho que era viver na Itália. Queria conhecer o País de onde vieram meus avós, conhecer a cultura, arte, etc. Queria encontrar meu "Principe Azzurro".
Queria encontrar o que tinha além, do que meus olhos podiam ver. Confesso que o livro O Alquimista do Paulo Coelho, me inspirou muito na época e fui descobrindo que de fato quando você quer algo, todo o universo conspira pra você conseguir.
Comigo foi assim.
Em Vicenza, terra de meus avós, fui fazer uma escola de Joalheria. Na minha busca, encontrei a Giulietta que tinha um espaço criativo chamado "Laboratório1". Quando eu a vi, soube que seria ela a pessoa a me ensinar muitas coisas que aprendi e se tornaria muito importante na minha formação. O espaço tinha muitos criativos, cada um com seu talento específico e juntos fazíamos os melhores projetos.
Comecei meus primeiros passos desenhando e depois moldando jóias. Ela prometeu me ensinar, dando continuidade a meu curso de Joalheria, desde que eu não desistisse da Moda.
Me disse:
-Eu te ensino fazer jóias, mas você continua desenvolvendo projetos na Moda. Depois vai descobrir o que de fato gosta de fazer e naturalmente vai decidir. Por enquanto testa todos os talentos que pode desenvolver e aprimorar todos os que você tem.

Foi o melhor conselho que recebi na vida.
Descobri que podia fazer e tinha talento. Encontrei o que tanto buscava.
Eu.
A porta da Itália estava aberta pra eu explorar, mas preferi voltar pra decidir e sentir onde queria fazer minha história. Decidi ficar aqui no meu País. O mundo é pra viajar, que amo. Mas voltar, sempre aqui no meu Brasil.
Algumas vezes depois que voltei, nos perdemos, mas sempre tivemos uma conecção forte em pensamentos e então, depois de alguns anos sem eu ter notícias, em novembro de 2007 comecei a pensar e pensar. Como vou encontrá-la? Não sabia se ela continuava no mesmo endereço.
O telefone tinha mudado e eu não tinha o e-mail.
Tentei fazer buscas na internet, na comune de Vicenza e nada.
Pensei muito em como eu a encontraria.

Alguns dias depois, recebi uma ligação de minha irmã Zoé com uma pergunta:
-Adivinha de quem você recebeu um Telegrama!
Na hora respondi:
-Não acredito. Da Giulietta. Pensei tanto e ela me ouviu.
Ela ainda me disse rindo, que o cara que trabalha no correio ligou, pra dizer que tinha um telegrama. Ainda brincou, dizendo:
- Deve ser um prêmio ou herança, pois ninguém mais manda telegrama. Da Itália então, deve ser alguma coisa muito importante.
De fato era muito importante. Era a resposta pro meu pensamento, com telefone, e-mail...
Quando liguei, ela me disse :
-Também andei pensando muito em como você estaria depois de tantos anos. Te preocurei na net e também não te achei . Então vasculhando na agenda antiga, peguei o endereço da casa da tua mãe e lembrei que um dia, quando você se despediu prometendo voltar e trabalhar aqui, me disse: Não importa o tempo e nem pra onde eu vá. Se por acaso eu não voltar e algum dia nos perdermos, quando quiser me encontrar e nesse endereço que vou estar.
O endereço da casa da minha mãe. Minha querida e amada mãe Matilde.
E foi assim que nos encontramos de volta e de fato algumas almas no mundo podem se distanciar em alguns períodos, mas sempre vão se reencontrar.
Ah, o Principe Azzurro? Eu encontrei, mas isso é uma longa história...

Essas imagens, são da exposição que ela fez no ano passado na Itália.