26.2.18

A Semana de Moda em Milão cada vez mais digital

Se você é um apaixonado por Moda ou trabalha no setor, é importante prestar atenção em alguns detalhes que aconteceram nessa última edição da Milano Fashion Week. Drones no lugar de top model, digital lunch via smartphone, emoji como gif(t) coleções pensadas como verdadeiras stories
Foram 61 marcas que desfilaram, sendo que 60 delas, são muito ativas no Instagram. 
As novas tecnologias mudaram decisivamente o modo de fazer Moda e de apresentar as coleções.  
Se você é um fashion addict apaixonado pelo futuro, aqui tem um resumo com 10 coisas que você precisa saber.
No desfile Dolce & Gabbana pela primeira vez em absoluto no mundo, ao invés de modelos abrindo o desfile, foram drones, perfeitamente sincronizados que desfilaram a coleção de bolsas"Devotion Bag" o novo must da Maison
Um Sucesso absoluto em inovação!
Foi um dos encontros mais exclusivos de toda fashion week. O digital lunch organizado pela Made in Italy Coccinelle pra apresentar sua nova coleção de bolsas, aconteceu no interno de um antigo palácio rococó, no centro de Milão, onde foi montado um jardim virtual. 
Foram convidadas para o almoço uma seleção das maiores influencers de moda no mundo. O menu foi a base de verduras frescas e sopas quentes, que foram servidos em uma bela mesa decorada ( hot topics no Instagram) 
No piano, a modelo cantora Ella Mcrobb.
Em colaboração com a misteriosa cyber modelo Lil Miquela que criou emojis para o desfile da Prada Fall Winter 2018, este ritmou entre o mundo real e o digital. Foram espalhando manifestos  com hashtag #PradaFW18 e o social media de #PradaGifs, que foram criados especialmente para o desfile.  
Como baixar? No stories do Instagram você posta uma imagem e indo em emotions você clica no GIF. Buscando a palavra PRADA na janela de pesquisa, eles magicamente aparecem pra você...
A Moncler abandonou o formato tradicional das passarelas, das coleções de estação que partem de um único diretor criativo e revoluciona profundamente a própria filosofia, a estética e também o ciclo de produção.  Com a velocidade da época digital, inaugura esse novo formato com "Moncler Genius", que abriu a Milano Fashion Week. Remo Ruffini  concebeu o projeto como um hub de talentos criativos, que  pensam isoladamente nos aspectos da coleção de modo individual e paralelo com espaço para experimentação. É onde a fragmentação de pensamentos, se torna a força e a razão de ser. A Moncler Genius Building, será replicada e terá um giro de pop-up espalhadas pelo mundo. Passando come stories do Instagram, vai da linha couture assinada por Pierpaolo Piccioli, aos modelos art&craft vanguarda by Moncler Noir Kei Ninomiya, a proposta heritage que é revisitada pela etiqueta Moncler 1952, chegando aos mais esportivos que são desenhados por Simone Rocha.
Era uma vez um lugar que existia interior designers, projetistas e arquitetos...
Alguém acredita que o mundo virtual pode roubar o lugar dessa profissões?  
A MM6 Maison Margiela inaugurou durante a semana de Moda em Milão a primeira boutique co-designed em formato de "community" para criar novos projetos. Com um selecionado grupo de estudantes do IED e Marangoni, ela mostra que os humanos são ainda muito importante e não podem ser substituídos. O Valor fundamental é valorizar o máximo a criatividade coletiva. Pode existir todas as tecnologias do mundo, mas sem a criatividade dos humanos não acontece nenhuma inovação.
New Media X Old Media. Jornais de papel e TV ainda servem pra alguma coisa? Claro que sim. A Marni para ironizar um pouco com a vida atual baseada em tanta tecnologia, escolheu decorar a sua sala de desfile com velhos televisores e pilhas de jornais diários impressos. 
Não era muito cômodo mas nem por isso tirou a atenção de quem assistia e nem interferiu no sucesso de seu desfile.
Os posts de street style são os mais clicados na Web. Provavelmente por essa razão o diretor criativo da Iceberg - James Long - apresentou a coleção Uomo e Donna FW 2018/19 de uma maneira nova, mais imediata e muito contemporânea. Ao invés do tradicional desfile numa sala fechada, optou por um "street fashion show" que aconteceu nas ruas em Milão, bem no centro onde fica a Duomo.  
Por essa razão era também aberta ao público passante e todo mundo espalhando suas fotos através de #.
Quem abriu o "desfile" foi Carolina Vreeland, neta da legendária Diana Vreeland a it-Girl californiana muito seguida pelas mídias sociais.
Com uma trilha sonora estilo Formula 1,  Tommynow fez o quarto desfile organizado especialmente em Milão pra apresentar a nova coleção  Tommy x Gigi, a última desenhada em parceria com a modelo Gigi Hadid, que abriu e fechou o desfile. Com 2.000 convidados entre consumidores, jornalistas, compradores, VIP e influencer que puderam experimentar o novo processo digital "Behind the Drive". Escaneando e QR que tinha espalhado na location, era possível ver o conteúdo fotográfico e vídeo da coleção cápsula TommyXGigi Spring 2018. 
Ao interno da cena, um carro de Formula Uno Mercedes-AMG Petronas Motorsport.
Uma deslumbrante mesa com pontos de cristal e prata para a apresentação da coleção  Loriblu, maison de calçados ponta de diamante do Made in Italy, que celebrou 40 anos do Migno, legendário calçado desenhado pelo fundador Graziano Cuccù, em 1978.  Super fotografado pela divertida App Kira Kira que é adorada e muito usada por influencer e todos os editores da web.
E hoje uma redação se locomove assim, de um lado para outro, entre desfiles, reuniões, entrevistas e apresentações, contando em tempo real tudo que acontece no mundo dos desfiles. A Milano fashion Week acabou hoje, dia 26 de fevereiro de 2018. 
Em ocasião do 60° aniversário da Camera Nazionale della Moda Italiana, o hashtag #MFW foi o que teve maior engajamento, com mais de 12 milhões de interações.  
Pra ver mais sobre basta clicar em milanomodadonna.it
Como vocês já devem ter percebido faz tempo, o mundo atual se conecta através de
# hashtag!!!

fonte de pesquisa elle.it