28.9.15

Trekking Alpe e sentieri: Gran Paradiso, Cogne, Valle d`Aosta

O final de semana foi nas montanhas em Gran Paradiso, no refúgio Vittorio Sella m 2584, que fica em Cogne, Valle d´Aosta. Chiusura del Sella, ( fechamento da estação) porque Sella é o proprietário do local. Um grupo de 8 pessoas e um passeio organizada por Nico. Além de Nico, estavam no grupo: Roberto, Roby, Giusy, Daniela, Simona, Agnesse ( de Varsóvia, Polônia) e eu.
Paisagens que não precisam de palavras e algumas delas onde tem história pra contar tem a legenda. Espero que gostem, divido um pouco de panoramas e locais que são únicos e eternos na mente e no coração.

Grazie a tutti compagni di trekking su Gran Paradiso per il Weekend fantastico. Spero che riuscite a capire quello che c`è scrito in portoghese. Non lo traduco perchè sicuramente faccio tanti errori, quindi, meglio non provare.

Tutti qui
 Nell arrivo...chegada.
Rifugio Sella
 Registro da chegada...
Roby
 Giusy
 Daniela
 Nico
Simona
 Agnesse
Roberto con i ragazzi 
E questo é Ghironda. De origem medieval está sendo apreciada e difundida em muitos lugares. De uma beleza incrível e um som maravilhoso. E o que falar do personagem que toca.
Explicando sobre a Ghironda...
 Minha selfie com a asino. Preferida.

 Brincando de contar histórias...
Passeio de domingo...
 Indescritível...
Tantos deles
 Mentre Roby fotografava queste bellissime immagine...
Uma panorâmica "colada" e imperfeita...Esqueci de fazer uma, mas isso mostra bem o que é...
E isso se chama coppa dell´amicizia, tradicionalmente usada pra beber o caffè alla valdostana. É um café misturado com grappa, que vem servida nessa peça de madeira, que tem a quantidade de saídas correspondente a quantidade de amigos na mesa. Cada um passa pra quem está ao lado pra beber. Tem que fechar os dois buracos pra beber se não em cima de você. A assim faz a giro, passa para o outro, sem ser colocada na mesa,
 Descendo a montanha.
E assim cheguei de volta...