27.9.11

INAUGURADO O GUCCI MUSEO EM FIRENZE

Fotos: Andrea Delbo
Ontem, dia 26 de setembro foi um dia especial para a Gucci que completa 90 anos em 2011. Como parte das comemoração de aniversário, aconteceu a inauguração do Gucci Museo, no coração de Firenze, na famosa Piazza della Signoria.
Pra quem conhece Firenze, fica no Palazzo della Mercanzia, que remonta a 1337 e está a poucos metros do Palazzo Vecchio, do século 13 e David de Michelangelo. Hoje a Gucci é controlada pelo grupo francês PPR da familia Pinault e segundo Patrizio di Marco, presidente e chefe executivo "o museu terá exposições temporárias e Bill Viola é o primeiro artista a ter seu trabalho exposto". "É uma homenagem a cidade. Muito embora a Gucci seja uma marca internacional, é uma história de sucesso fiorentina e creditado aos artesãos locais pela sua habilidade, para o crescimento da marca e Frida Giannini sempre teve muito respeito pela história e origem da Gucci".
São três andares e o museo é organizado por tema e não por ordem cronológica e a primeira sala é dedicada a viagens, tema central da casa, que foi fundada por Guccio Gucci em 1921.
Além das salas, um cafe,  uma loja de livros em colaboração com a Rizzoli e uma Icon Store, com carteiras, bolsas, acessórios, lenços e jóias desenhadas especialmente para venda no museo e o mais importante é que 50% das receitas, serão revertidas em apoio a monumentos artisticos de Firenze. Nas fotos você pode conferir um pouco sobre o museo, e já pode incluir em seu roteiro de viagem.