15.12.10

COCA-COLA CLOTHING

Falando em novos negócios, essa abertura de loja promete acontecer no próximo ano. A foto acima é do provador lounge da nova loja Coca-Cola com meu amigo Adriano e Márcia. Reproduzo aqui a notícia na íntegra, pra você ficar por dentro de tudo.
A Coca-Cola Clothing inaugura em março de 2011, em São Paulo, a primeira de 150 franquias que pretende para os próximos cinco anos. O prazo tem validade: a meta é ter o máximo de pontos antes da Copa do Mundo, para aproveitar a divulgação da marca por conta do patrocínio ao evento. Para que brasileiros e turistas reconheçam o espaço como uma loja de moda (não de souvenir, como a Coca-Cola tem em vários países), foi preciso "procurar na marca uma característica fashion e valorizá-la no ambiente", diz Adriano Attia, da Cast Compagnia de Arquitetura e Store Design, que é especializada em varejo. Ele e a sócia Márcia Prado são responsáveis pelo projeto da Coca-Cola. Eles escolheram nortear o espaço pela tecnologia e a comunicação. Criaram etiquetas com sistema de radiofrequência, uma para cada linha de produtos. Assim que a cliente entra no provador começa a tocar uma música que esteja ligada à peça que será provada. "Se for biquíni, toca uma música tranquila, de praia", explica Márcia. Segundo os arquitetos, uma música que agrade e que faça sentido no ambiente aumenta as vendas em 18%. "Antes, o provador tinha que ser um lugar neutro para destacar a roupa. Agora o consumidor quer entender a roupa em algum contexto", diz Márcia. Diante da concorrência em shoppings e ruas de comércio, qualquer elemento - da cor da parede ao som - é válido se ajudar a segurar o cliente na loja. "Principalmente em tempos de aquisições e de possíveis investidores passeando pelo Brasil." A primeira loja da Coca-Cola terá 60 m2, um telão de LED ao fundo e espaço para os clientes baixarem a trilha sonora da loja em seus iPods.
A Cast é especializada em projetos de visual merchandising e já criou para marcas como Track&Field, Forum, Triton e Rosa Chá. Atualmente, tem sido muito procurada para reposicionar lojas para o segmento de luxo. "Adequamos cada unidade ao bairro em que está localizada." Foi isso que fez, por exemplo, com a Corello quando abriu loja na rua Oscar Freire, e também com a Colcci no shopping Cidade Jardim, ambas em São Paulo. "Limpamos o visual. Usamos madeira rústica e mobiliário antigo. O ambiente precisa ser um pouco mais leve, mas ainda assim dar um 'up' na marca." Quando se trata de uma grife de luxo, o trabalho é outro. "São marcas com roupas muito apuradas, não precisam de lojas chamativas. Nesses casos é comum o uso de elementos arquitetônicos neutros." Do lado das grandes redes de varejo o papo é outro. "Clientes de classe C e D são antenados e querem comprar em lugares que tenham informação de moda." A Cast redesenhou a ala de calçados da C&A. As estantes brancas que juntavam todos os calçados deram lugar a prateleiras e gôndolas com as peças separadas por tipo e preço. Os calçados mais especiais ficaram sozinhos, destacados em expositores mais "luxuosos". "Uma loja de Fortaleza aumentou as vendas em 800% no primeiro mês após a implementação do novo design."
Agora é só esperar pela abertura da loja, e conferir todos os detalhes ao vivo e a cores.