20.9.10

QUAL O SIGNIFICADO DE UMA PLANTA?

Qual é o significado de uma planta em sua vida?
Nesse post, algo que nunca vou esquecer e que tem um significado muito importante na minha vida e se algo que eu escrever aqui, tiver algum significado na sua vida, não foi em vão esse longo relato.

Um vaso com a planta que você escolhe para ter na sua casa, pode significar muitas coisas.
Essa é a história de meu vaso de cróton que compartilho aqui.
O cróton é uma de minhas plantas favoritas. É uma planta arbustiva de folhagem muito exuberante, que tem um caule de textura semi-lenhosa a lenhosa, e seiva leitosa tóxica.
Suas folhas são coriáceas e brilhantes e podem ser afiladas, lobadas, ovaladas ou retorcidas, de tamanhos variados e o que mais chama a atenção nesta planta é o colorido de suas folhas, que se mostram mescladas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, nas mais variadas combinações. Claro que essas definições, consegui pesquisando no google...caso contrário seria difícil descrever a mesma, com tantos adjetivos.
O que isso tem a ver?
Eu tinha esse vaso repleto de folhagens coloridas. Elas resistiram bravamente ao período em que o vaso ficou no guarda-móveis, que foi de setembro de 2009 até março de 2010.
Claro que sobreviveu porque foi regado pelo proprietário do guarda móveis, que disse que daria água e se ela sobrevivesse ok.
Quando voltei a alugar um ap em São Paulo, o vaso voltou colorido e assim permaneceu por alguns meses.
Há alguns meses atrás, eu ganhei 4 sementes de caqui para plantar.
Eu coloquei no vaso de cróton e fui regando. Confesso que não botei muita fé.
Aos poucos as folhas foram caindo, até não sobrar nenhuma delas. Fiquei triste e pensei que as sementes, haviam sugado toda a seiva da planta e ela tinha morrido.
Foi quando minha mãe faleceu e isso foi no último 9 de agosto.
O dia 8 de agosto, tem um forte significado na minha vida.
Quando voltei do seu enterro, percebi que duas sementes tinham brotado e então chorei e pensei:
Primeiro morreu a planta, depois minha mãe, mas nasceram as sementes...então elas são boas.

Eu sabia que precisava regar e não deixar faltar água para os brotos que tinham germinado e independente da planta ter morrido, cuidei para que não faltasse água.
Depois de mais uma semana quando fui regar, vi que tinha nascido mais um broto.
Agora eram três e passei a dedicar mais tempo a três caules secos, com três brotos de caqui.
Enquanto eu entendia o significado dos brotos que tinham germinado, começou a aparecer ao longo dos três caules, muitos pontos verdes e novamente chorei, ao perceber que minha planta tinha renascido.
Em menos de duas semanas, as folhas já estão assim. Crescem igual pipoca.
Hoje, minha surpresa qual foi? Quando dei água, depois de ver mais um ponto verde saindo da terra, não acreditei. Não estava lá no sábado.
Era mais um broto saindo da terra.
Hoje são quatro brotos com três caules cheios de folhas
.
Tudo isso em 40 dias.
Muitas coisas boas estão acontecendo e sei que muitas ainda acontecerão.
Em tantas situações tive pouca fé, até receber no instante seguinte, uma prova concreta de que não poderia duvidar e então hoje, eu tenho mais fé e mais coragem para seguir em frente.
Minha planta está crescendo, meus projetos aparecendo e também entendendo o significado dos caminhos escolhidos por Deus.
Eu nunca tinha olhado detalhado o Croton no Wikipédia e agora que olhei, percebi que ela tem tantas espécies, é multifacetado...como a carreira multifacetada, que estou tirando de minha caixa de pandora e transformando em verdade.

Na nossa vida é assim. É preciso regar a planta de nossa vida, de nosso coração e de nossa alma. Mesmo nos momentos mais áridos, tortuosos, onde não entendemos o porque de passar por momentos tão dolorosos e seguir em frente, sem nos deixar abater.
A aridez pode estar no nosso coração e para transformar em fértil é preciso cuidar, regar e acreditar, mesmo nas piores provações.
Sei que daqui para frente, muita coisa boa vai acontecer. Na hora certa, vou poder compartilhar.
Acreditem sempre nos sonhos, mas se não tiver perseverança, não haverá abundância.
Na Biblia sobre a criação do mundo, em Gênesis, 1, que começa com:
1- No princípio, Deus criou os céus e a terra.
...
1,9- Deus disse: "Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido." E assim se fez.
1,10- Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom.
1,11- Deus disse: "Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente." E assim foi feito.
1,12- A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom.

Então essa é mais uma lição.
A semente é boa e vai dar frutos. O tempo da colheita está próximo.
Aprendi muito com meu vaso de cróton e suas 4 sementes germinadas, por isso que fiz esse post, para que ele eternize um momento auspicioso.


Olha a quarta semente brotando. Um milagre da natureza.

Tags