21.6.10

DESTINO- CAPADÓCIA

Como no post anterior falei sobre Adriano Attia, não pude deixar de falar agora sobre Capadócia. Eu recebi há algum tempo atrás umas fotos maravilhosas de lá que ficaram só na memória.
Agora, depois de ouvir sobre a viagem, quis saber um pouco mais e resolvi compartilhar.
Ele acabou de voltar de uma viagem de férias ( agora tem voo direto) e me deu muitas dicas.
Eu quero e vou conhecer. Não sei quando, mas espero breve fazer um roteiro de viagem, afinal é lindo de morrer e muito inspirador.
Fui dar um google pra saber mais sobre o lugar e segue um resumo do que aprendi.
A Capadócia é uma região bem no centro da Turquia muito conhecida por sua paisagem lunar.
A cidade ficou assim há milhares de anos, depois que vulcões ativos deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando as incriveis formaçoes rochosas que se encontra na regiao.
Suas cidades subterrâneas serviram de abrigo aos antigos cristãos, suas casas e igrejas escavadas em formações rochosas longilíneas parecem cogumelos e são conhecidas como "chaminés-de-fada". Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas.
As cavernas também abrigam igrejas --centenas delas-- cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos que segundo me contou Adriano, são simplesmente incríveis.
No céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã e um passeio imperdível.
É mais ou menos isso. A Capadócia, poderia ser um cenário de filme de ficção.

Diz a lenda que Jorge, guerreiro vindo da Capadócia, Turquia, teria salvo uma princesa das garras de um terrível dragão. Jorge, com sua espada, domou o dragão, que a princesa conduziu de volta a seu povoado como um manso cordeirinho. O misterioso cavaleiro disse ter vindo em nome de Cristo e que todos deveriam se converter. Por fim, o glorioso mártir foi condenado à morte por ter renegado os deuses do império. Durante seu martírio, Jorge mostrou-se tão inflexível que a própria mulher do imperador Diocleciano converteu-se ao cristianismo. Embora Jorge não seja mais considerado santo pela Igreja católica, seu culto é autorizado pela tradição.
São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia e Lituânia.