27.5.10

Melhor LUGAR PRA VIVER no MUNDO

Quer saber qual é o melhor lugar pra se viver do mundo? Viena!
A capital austríca mantém a primeira posição como a cidade de melhor qualidade de vida do mundo.
A pesquisa foi divulgada ontem, pela empresa de consultoria Britânica, Mercer e está no Worldwide Quality of Living Survey.
As cidades da Suíça Zurich e Genebra, ficaram em segundo e terceiro respectivamente, enquanto Vancouver no Canadá e Auckland, Nova Zelândia ficaram empatadas em quarto.
Pra saber como é feito esse critério anual, a Mercer avalia a qualidade de vida em 221 cidades ao redor do mundo, medindo-as contra New York, com um indice de pontos de -100 na base da cidade.
As cidades européias continuam dominando os 25 primeiros lugares.
Na Grã- Bretanha, Londres ficou em 39 lugar, Birmingham 55 e Glasgow 57.
Nos Estados Unidos, Honolulu em 31, seguida por San Francisco em 32. New York ficou em 49.
Cingapura é a cidade da Asia melhor colocada em 28 lugar, seguida por Tokyo em 40.
Bagdá está em 221 o último lugar da lista, seguida por Bangui, na Republica Central Africana, N’Djamena no Chade, Khartoum no Sudão e Tbilisi na Georgia.
Tem outras listas também como a eco-city ranking, que você vai ver também no link.

Não sei se alguma cidade do Brasil foi citada, até tentei descobrir, mas parece que não estamos bem na fita. Com certza deve estar bem depois dos 50 é claro.
Ao que eu li, o declínio de qualidade de vida atribuido entre 2008 e 2009 na América do Sul e Central, foi pela instabilidade politica e a falta de energia, que foram os principais obstáculos para o aumento de qualidade de vida. Os altos índices de criminalidade também continuam a ser um grande problema.
Então eu vou morar em Viena.