3.3.10

DESIGN SUSTENTÁVEL DA LOJA ADRIANA BARRA

Seguindo o movimento de sustentabilidade, a paisagista paulista Gica Mesiara trasformou a idéia do jardim vertical em um sucesso.
A empresa, chamada Quadro Vivo, dedica-se exclusivamente à elaboração de painéis vivos e jardins verticais, transformando monótonas paredes, em verdadeiras obras de engenharia paisagística. O plantio das espécies selecionadas é realizado por meio de encaixes, sendo a rega monitorada por um sistema computadorizado, para garantir a saúde das plantas.
Um dos projetos realizados( na foto acima e na última foto) foi o da loja da designer Adriana Barra, que fica na esquina da Alameda Franca com a Haddock Lobo, nos Jardins, em São Paulo. O projeto arrojado, é do arquiteto Francisco Cálio que mantém as características essencialmente minimalistas (sua marca registrada) e o contraste ficou por conta dos volumes criados por ele, com fendas de vidro, madeira certificada e concreto aparente, perfeitamente executadas pela Pentágono Engenharia.
O projeto mais famoso da empresa, foi o elaborado para o restaurante Kaá, em São Paulo, eleito o mais bonito do mundo pelo 5th Annual Restaurant Design Awards. Com um terreno comprido e estreito para implantação do restaurante, o arquiteto Arthur Casas, responsável pelo projeto arquitetônico, tinha um desafio:
Criar um ambiente contrário daquele vivido nas ruas paulistanas e um refúgio verde no meio da cidade de concreto cinza.
A paisagista Gica Mesiara foi peça crucial para o sucesso do projeto; instalou um Painel Vivo de 400 m², cobrindo a parede com sete mil mudas de mais de 40 espécies da Mata Atlântica. Quem entra no restaurante é surpreendido com a beleza das plantas.

“As pessoas ficam mais tempo no restaurante, a noite inteira, mais do que em um restaurante normal. Elas se esquecem da vida com o jardim”, disse um dos sócios do Kaá, Daniel Rolim Sahagoff.





Interno da Loja de Adriana Barra.