17.11.09

TAORMINA

Taormina é um dos lugares mais lindos que já conheci. É uma comune da região da Sicilia, província de Messina. Morei por dois verões, em um período de minha vida e foi uma das melhores experiências que já tive. O lugar é fantástico. Você tem o privilégio de olhar para um dos lados e ver o vulcão Etna, o vulcão ativo mais alto da Europa, muitas vezes coberto de neve, oferecendo aos visitantes uma deslumbrante, dramática e memorável vista.
Do outro lado você tem a beleza do mar, onde a cor do azul Mediterrâneo, enche seus olhos.

Para chegar, se você for de trem, vai ter algumas sensações únicas. Ele passa em alguns túneis e quando você olha pela janala, avista o mar.
Na primeira vez, eu cheguei ao amanhacer vinda de Roma.
Jamais vou esquecer.
Você chega na estação Girdini -Naxos, que foi a primeira colônia grega na Sicília e pra chegar até Taromina você vai subir por algumas ruas cheias de curvas e contornos com muitas flores de Bougainville.
Assim que você chegar no alto, você vai sentir a mágica atmosfera mítica espalhados por todos os lugares e que encanta visitantes do mundo inteiro.
Nada descreve as sensações.

Desde que JWGoethe em 1787 descreveu as belezas da Sicília e em especial Taormina no romance "Italian Journey", e depois muitos artistas que ali pintavam e exibiam suas obras em Paris.
Até que o jovem fotógrafo
prussiano (da época) Wilhelm von Gloeden se estabeleceu em 1880 e fez Taormina famosa para todos os clubes culturais conservadores europeus, com seus retratos de nus artísticos de meninos pastores, com o vulcão Etna.
Desde então, muitas celebridades e artistas importantes visitaram Taormina, elegendo-a como seu lugar de "escapada" da vida caótica da cidade.
Alguns dos mais antigos, Truman Capote, Alexander Dumas, Luigi Pirandello, Gustav Klimt, Oscar Wilde, Richard Wagner, Johannes Brahms, pra citar alguns.
Famosos do cinema com Ingmar Bergmann, Francis Ford Coppola, Marlene Dietrich, Greta Garbo, Federico Fellini, Cary Grant, Gregory Peck, Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Elisabeth Taylor e Woody Allen sempre passavam férias na memorável pérola do Mediterrâneo.
Alguns artistas como Michael Douglas, Antonio Bandeiras e Jim Kerr após conhecerem Taormina, também falaram maravilhas de lá.
Alguns designer como Domenico Dolce, Stefano Gabbana, Jean Paul Gaultier, Vivienne Westwood também por lá estiveram.

Eu sempre fui uma suspeita ao declarar meu amor incondicional por Taormina e confesso que se eu pudesse escolher um lugar lindo pra viver, escolheria lá.
Não deixe de conhecer Taormina, no dia que for para a Itália.
Vá na Primavera ou no outono. São as estações mais lindas.