21.10.09

BERLIN

Operário transporta uma das mil peças de dominó guardadas em depósito de Berlim, hoje, 21 (Foto: AP)

Berlin lembrará os 20 anos da queda do muro com o Festival da Liberdade, um programa de eventos que começará com um concerto dirigido pelo argentino-israelense Daniel Barenboim e terminará com a derrubada de um dominó gigante.
Cerca de mil de peças de dominó de 2,5 metros de altura serão derrubadas na tarde de 9 de novembro em lembrança da queda do Muro de Berlin, que conduziu à reunificação da Alemanha. O muro artificial será colocado onde ficava a antiga barreira de concreto, entre o Reichstag (sede do Parlamento alemão) e a Potsdamer Platz, e passará também pelo emblemático Portão de Brandemburgo, o palco de eventos.
Barenboim, que estava em Berlim quando o muro caiu, afirmou que 9 de novembro de 1989 foi um "dia inesquecível" e se disse honrado em poder participar da comemoração.
"Eu ia dirigir um concerto com a orquestra filarmônica de Berlin no dia 10 de novembro, mas quando cheguei de manhã ao ensaio, os músicos comentaram que queriam um concerto para os cidadãos do leste de Berlin. Fizemos dois dias depois", contou.
Após o concerto, o novo muro simbólico será derrubado em três fases. A última delas terminará no Portão, com uma cascata de fogos de artifício.