19.7.09

MURO DE BERLIN

Neste ano, a capital alemã, realiza vários eventos para lembrar os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Os preparativos já começaram e como voltei recentemente de lá, vale conferir um pouco sobre o assunto.
O programa de atividades terá um ato final em 9 de novembro no Portão de Brandeburgo.
Um dos mais importantes capítulos da história da Alemanha, a queda provocou o fim do governo comunista da Alemanha Oriental e, onze meses depois, deu lugar à reunificação do país.
O muro dividiu a cidade entre agosto de 1961 e novembro de 1989, e sua queda representou não só o fim de décadas de divisão do país na Guerra Fria, mas também a bipolaridade em blocos da Alemanha e do resto do mundo.
Em Berlin, você vai ver a triste história do muro, contada em grandes painéis que narram o ocorrido e mostram as fotos.
Eu só consegui realizar como isso acontecia, na noite em que fui até o Mitte, bairro antigo da capital e onde rola tudo que tem de mais novo, moderno. Lugar imperdível.
Quando no restaurante, olhando o mapa de onde de fato eu estava e onde era o hotel, deu pra entender que:
Eu não poderia estar no restaurante que estava, se morasse onde era meu hotel.
Então percebe a loucura que foi a divisão de uma cidade ao meio.
Um exemplo bem prático pra entender, é você morar na Lapa e de um dia pro outro, não conseguir ir até o Ibirapuera e toda tua vida, foi cortada pela metade.
Se no dia da divisão, teu namorado, marido, familia estivesse de um lado e você do outro, ficaria dessa forma. Dividido ao meio.
Bem chocante pensar sobre.
Essa parte de muro ainda existe e será reformado para a comemoração dos 20 anos de sua queda, em novembro.
Aqui você paga 1 euro pra tirar uma foto. O Check point era onde marcava a divisão de lados.
Fotos em painéis.


Esse marco, é onde dividia os dois lados.Aqui, tem o nome de todas as pessoas que morreram tentando atravessar do outro lado do muro. Cada ano, mostra seus mortos.