2.6.09

URSOS POLARES

Animais relaxam no parque (Foto: Polar World/Orsa Björnpark)Da BBC

A Suécia acaba de abrir o que está sendo chamado de o maior parque de ursos polares do mundo, em uma área total de 41 mil metros quadrados - equivalente a seis campos de futebol.
Situado em Orsa, na região de Dalarna (centro da Suécia), o Polar World começa a receber seus primeiros habitantes, e já está aberto à visitação pública.
O parque funcionará como um centro europeu de reprodução de ursos polares, e também como um polo de informação ao público sobre os animais e a ameaça imposta à espécie pelas mudanças no clima global.
"Esta é sem dúvida a maior e mais bem planejada reserva de ursos polares já criada", disse à BBC Brasil o diretor da reserva, Torbjörn Wallin.
O primeiro casal de ursos polares do parque, Wilbär e Ewa, chegou há poucos dias.
Wilbär foi transferido do zoológico de Stuttgart, na Alemanha, e ao chegar foi apresentado a Ewa, que veio do zoo de Roterdã, na Holanda.
Os dois vão viver agora em um clima mais frio, com longos invernos e neve abundante.
"Ewa é uma moça decidida de três anos de idade, e Wilbär é mais jovem e curioso. Torcemos agora para que o Cupido entre em ação, e esperamos poder ter em breve pequenos filhotes de ursos polares na reserva para mostrar ao mundo", disse Torbjörn Wallin.
Que fofos...