24.4.09

MUNDO BIZARRO


Há alguns anos atrás, fui madrinha de um casamento em Trancoso e conheci algumas pessoas que moram na região de Devon, na Grã-Bretanha.
Uma das moradoras de lá, amiga do noivo, relatou algumas estórias incríveis sobre fatos que acontecem por lá.
Já tinha contado esses fatos algumas vezes, pra pessoas diferentes e ontem olhando notícias do mundo, eu me deparei com a mesma história que já ouvi:

Alguns pedreiros que trabalhavam em uma reforma numa casa antiga, encontraram restos mortais de um gato, que deve ter algumas centenas de anos.
"O gato será colocado de volta ao local", conforme afirmou o proprietário da casa.

Quando ouvi essa história no casamento, fiquei bem impressionada, mas ela disse que os moradores do vilarejo estão acostumados com isso.
Conforme o relato dela, isso já aconteceu muitas vezes, dos gatos serem encontrados nas casas quando são reformadas, mas sempre foram colocados de volta, pelo medo de "perderem a sorte"
Ela me contou na ocasião, que os gatos eram colocados nas paredes das casas, para afastar a "má sorte". Eram colocados como amuleto da sorte.
Segundo a lenda, gatos colocados nas construções afastavam bruxas, mau-olhado, má sorte, insetos ou qualquer outra coisa que pudesse ser vista como ameaça à casa.
Essa mesma explicação, foi relatada por Marion Gibson, especialista em folclore e magia na Universidade de Exeter.
Outra história que ela me contou e me deixou de cabelo em pé foi que, a casa onde vive tem muitos fantasmas e é comum ela estar em um local da casa e a porta bater e se fechar.
Sem ter vento algum por perto. De ter barulho tipico de pessoas subindo e descendo as escadas.
No começo ela ficava assustada e inclusive tentou lutar contra. Até que encontrou uma "harmonia" com os espíritos e hoje convive muito bem, está acostumada e não se assusta mais com isso.
Ela disse que muitas vezes, os fantasmas não gostam de alguma coisa na casa e então se manifestam e dão sua opinião. Do jeito deles é claro.

Quando ela me convidou pra conhecer sua cidade, eu disse que provavelmente não iria tão cedo...