23.11.11

ATORES DO BRASIL E DE HOLLYWOOD PROTESTAM CONTRA A BELO MONTE

Eu te convidei nessa semana pra participar do Movimento Gota D´Água, onde atores a atrizes globais se juntaram pra protestar contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Não só no aqui, mas esse assunto também tem sido motivo de discussão fora do Brasil. James Cameron, o diretor do filme Avatar, também é contra a obra e veio ao Brasil para gravar um curta-metragem de apoio às comunidades ribeirinhas. O vídeo intitulado Uma mensagem de Pandora, em alusão ao planeta do filme de Cameron, onde um ocorre uma guerra entre seres humanos e a população local pelos recursos naturais existentes, rendeu o Prêmio Cinema pela Paz Internacional no início do ano.  
A atriz Sigourney Weaver, que também trabalhou em Avatar, é outra estrela internacional a protestar contra Belo Monte. A atriz colaborou para a gravação do curta-metragem de James Cameron, e também já esteve presente em protestos em Nova York como vocês podem ver na foto abaixo.
A atriz Daryl Hannah, que esteve no Brasil nesta semana participando do 2º Fórum de Sustentabilidade do SWU, que ocorreu em Paulínia, interior de São Paulo, discursou contra a construção da hidrelétrica. Em agosto, ela foi presa por protestar em frente à Casa Branca contra um oleoduto.
Já o governo busca afirmar a importância da construção de Belo Monte para o País. Na terça-feira, o secretário-executivo do ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que as pessoas deveriam se informar mais sobre o projeto, enquanto a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, defendeu o projeto por ser uma matriz energética limpa.
É só aguardar pra ver quem vence essa batalha. Já passa de um milhão de pessoas que apoiam a causa e foi enviada uma petição para a Vossa Excelência Sra Presidente Dilma Rousseff.