26.11.09

BARBIE BURKA

Momento Burka.
A Mattel para comemoarr o 50 º aniversário da boneca Barbie, vestiu o traje islâmico tradicional nas bonecas, para o leilão no Salone dei Cinquecento, em Firenze, Itália, sancionada pela Sotheby's.
A coleção de bonecas Barbie celebra muitas culturas de todo o mundo e a renda do leilão é revertida para o "Save the Children", que ajuda milhões de crianças ao redor de um mundo cheio de conflitos.
A Burka da boneca Barbie, foi projetada pela designer italiana Eliana Lorena e as características dessa Barbie, é vestindo três estilos e cores: vermelho, preto e verde.

Em 2003, começou a comercialização de uma boneca Barbie-como o nome Fulla.
Ela foi projetada para promover os valores muçulmanos e ser um modelo para as meninas muçulmanas.

A Barbie foi e é voltada para meninas americanas e Barbie Burka não se encaixa nessa imagem.

Houve uma série de respostas negativas a esta boneca.
Marcia Pappas, lançou uma declaração:
"Como feministas acreditamos que as mulheres devem ser capazes de fazer suas próprias escolhas, o que inclui a opções sobre a roupa que vestem.
A Burka é mais do que uma escolha. As mulheres são obrigadas a usar a Burka ou sofrem o risco de ser assassinadas. A Mattel deveria estar envergonhado. Fazendo lucro com a venda de uma boneca, que está claramente usando um símbolo da violência que não é aceitável e deve haver um clamor público para ter essa boneca fora do mercado".

Eu no ano pasado, tive um momento Burka:
O que usar quando você não está em forma no verão?
Burka. Eu brinquei com o assunto e disse que faria muitas Burkas para ir a praia. Afinal, se não me preocupei com academia e não estava com a barriga tanquinho só me restava isso.
Acreditei que entraria em forma neste ano, mas não aconteceu.
Barriga tanquinho, nem pensar, só se eu for comprar com um cirurgião plástico.

Então o tema Burka, mesmo que polêmico e na Barbie, me fez lembrar que neste ano se eu for a praia, também devo usar uma Burka.