26.7.09

BERLIN

Vinte anos depois da unificação, no coração da cidade, os sinais da nova Berlin vão muito além das poucas ruínas que restaram de pé.
Os muros hoje tem um significado bem diferente. São grandes telas que servem de palco para os artistas.
Berlim fascina os visitantes que tentam decifrar o significado de sua nova paisagem, repleta de edifícios modernos, grafites provocadores e muita agitação cultural.
Antes quase abandonado por conta da divisão da cidade, o centro agora exibe reluzentes prédios, como o complexo da Crysler e o Sony Center, que dão a dimensão do ritmo de mudança que a cidade se impôs.
O apreço pela cultura que era compartilhado por ambas Alemanhas, ganhou uma nova dimensão com a capital unificada.
A capital alemã se reinventou fortalecida pelas suas contradições, com um lado ocidental de estilo mais tradicional, enquanto a porção oriental assumiu o papel de palco principal dos movimentos criativos e underground.
Esse espírito inquieto do leste de Berlin atrai não só milhares de visitantes como novos moradores e estudantes de todo o mundo, que aproveitam de um dos mais baixos custos de vida entre as grandes capitais européias.
É nos bairros sob o antigo regime comunista que se percebe mais forte o instinto pulsante e rebelde de Berlin: com uma veia cultural de rua, junto às diferentes tribos, ateliers de artistas, manifestações de contracultura e uma agitada cena noturna.

Também no bairro, uma parada obrigatória pra quem vai a Berlin e é fashionista.
Nas duas ultimas fotos, está a fachada da loja 14 OZ, com uma foto de vitrine.
Idealizada por Karl-Heinz Müller o fundador da Bread&Butter, a loja fica na Neue Schönhauser Str. 13.
Um luxo. Conceito puro.
Não deixe de visitar a home page www.14oz-berlin.com e confira um pouco da história.