21.5.09

PONTO CRUZ

Os bordados manuais sempre existiram e fizeram parte da vida de muita gente, mas a nova mania de um grupo de pessoas em Londres, é fazer bordados manuais em espaços públicos e coletivos. Aqui eu falo de crianças, jovens ou adultos, que passam horas copiando imagens do grafiteiro Banksy e produzindo seus próprios produtos. Bolsas, bottons, almofadas, etc...
Os produtos também são vendidos pela internet.
Apelidado de Urban Cross-stitch, é um espaço onde as pessoas se reunem pra bordar, comparar trabalho, dividir idéias, etc.
Urban Cross-Stitch foi inventado por Phil Davison, que agora hospeda o eventos em bares e clubes.
O original passatempo da remonta dinastia de Tudor, sempre foi popular com senhoras idosas e agora é de todas as gerações.
Mas Phil, cujo trabalho aparece no site urban-cross-stitch diz:
"Pessoas de todas as idades vem fazê-lo. É um espaço grande e terapêutico para aliviar o stress".
Brighton DJ Kidda, também bordou a obra, para a capa de seu álbum e disse:
"Eu tinha calos na mãos quando acabei, mas é incrível".
Isso é o máximo. Olhando essa fotos, eu lembro dos dias que vou ao IPÊ para fazer a oficina com as mulheres. A cena é bem essa.
O mais bacana da vida é isso. O mundo gira, fica globalizado e as pessoas voltam ao início de tudo, onde não existia tecnologia, internet e nem nada. Era pra ter uma ocupação.
Hoje pra relaxar, e buscar formas de aliviar a tensão que o mundo globalizado produz nas pessoas, buscamos referências de coisas simples feitas com as mãos. Tudo é uma arte.
Saiu no The Sun.
Isso é incrível.